segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Professor Responsável: Mohamad A. A. Rahim

Quadro sinóptico baseado na bibliografia sugerida em cada aula

 

O COMPLEXO DE ÉDIPO

 

Professor responsável: Mohamad Abdul Rahim

Quadro sinóptico baseado na bibliografia sugerida em cada aula

 

1.   Forma simplificada

 

·       No menino

 

·       Desenvolve uma catexia objetal pela mãe, originalmente relacionada ao seio

 

·       O menino trata o pai identificando-se com ele

 

·       Com a intensificação dos desejos sexuais pela mãe, o menino passa a ter sentimentos hostis pelo pai e o desejo de livrar-se dele

 

·       Daí para diante, a sua relação com o pai é ambivalente

 

·       A dissolução

 

·       A destruição do complexo de Édipo é ocasionada pela ameaça da castração

 

·       A catexia objetal da mãe deve ser abandonada

 

·       O seu lugar pode ser preenchido por uma de duas coisas:

 

·       Uma identificação com a mãe

 

·       Uma intensificação de sua identificação com o pai, como resultado mais normal e que consolidaria a masculinidade

 

·       Na menina

 

·       Enquanto, nos meninos, o complexo de Édipo é destruído pelo complexo de castração, nas meninas ele se faz possível e é introduzido através do complexo de castração

 

·       A menina aceita a castração como um fato consumado, ao passo que o menino teme a possibilidade de sua ocorrência

 

·       Na menina, está excluído o temor da castração

 

·       A dissolução está mais relacionada à criação e intimidação oriunda do exterior, as quais a ameaçam com uma perda do amor

 

·       A renúncia ao pênis não é tolerada pela menina sem alguma tentativa de compensação

 

·       Por uma equação simbólica, desliza do pênis para um bebê

 

·        Seu complexo de Édipo culmina em um desejo de receber do pai um bebê como presente

 

·       É gradativamente abandonado porque esse desejo jamais se realiza

 

·       O complexo de Édipo mais completo

 

·       É dúplice- positivo e negativo

 

·       Devido a bissexualidade originalmente presente na criança

 

·       Assim, um menino tem, ao mesmo tempo:

 

·       Uma atitude ambivalente para com o pai e uma escolha objetal afetuosa pela mãe;

 

·       Uma atitude afetuosa feminina para com o pai e um ciúme e hostilidade em relação à mãe

 

·       A dissolução e a formação do superego

 

·       Produz-se uma identificação paterna e uma materna

 

·       Forma-se “um precipitado no ego, consistente dessas duas identificações unidas uma com a outra de alguma maneira. Esta modificação retém a sua posição especial: ela se confronta com os outros conteúdos do ego com um ideal do ego ou superego.”

 

·       O ideal do ego tem a missão de reprimir o complexo de Édipo

 

·       O superego retém o caráter do pai e será mais severo, quanto mais poderoso for o complexo de Édipo ou a repressão social

 

·       Um superego severo impõe uma dominação sobre o ego, sob a forma de consciência ou um sentimento inconsciente de culpa

 

·       “A diferenciação do superego a partir do ego não é questão de acaso; ela representa as características mais importantes do desenvolvimento tanto do indivíduo quanto da sociedade.”

 

·       O ideal do ego, ou superego, representa nossas relações com nossos pais

 

 

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