quarta-feira, 4 de março de 2009

Educação e Ludicidade

Ludicidade é uma experiência prazerosa obtida a partir da vivência de situações que nos agradam como os jogos e as brincadeiras. A palavra lúdico vem do latim ludus que significa brincar, em que estão incluídos os jogos e as brincadeiras. Refere-se, também, à conduta daquele que joga, que brinca, que se diverte.

“Tomando por base os escritos, as falas e os debates, que tem se desenvolvido em torno do que é lúdico, tenho tido a tendência em definir a atividade lúdica como aquela que propicia a ‘plenitude da experiência’. Comumente se pensa que uma atividade lúdica é uma atividade divertida. Poderá sê-la ou não. O que mais caracteriza a ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos”

Cipriano Carlos Luckesi

Deste modo, uma atividade descrita objetivamente, seja pela sua estrutura seja pelo seu comprometimento com uma determinada herança sociocultural (como o folclore, os brinquedos tradicionais, etc...), não necessariamente será lúdica para o sujeito que a vivencia.

Vamos tomar, a título de exemplo, a brincadeira de “pular corda”.

Para mim, ela propiciará um estado interno de inteireza, alegria, prazer, enquanto estiver, no seio de um grupo, pulando corda. Dar-me-á inteireza, alegria, prazer, praticando essa experiência sozinho e, ao mesmo tempo, na interação com as outras pessoas, participando e partilhando da felicidade do momento. Todavia, para outra pessoa, esta mesma atividade, poderá trazer desprazer, seja devido nunca ter pulado corda e não estar interessada em tentar aprender agora, seja devido ter tido uma experiência muito negativa com esse brinquedo em sua história pessoal de vida, ou qualquer outro elemento que não lhe permita vivenciar agora essa experiência com alegria, prazer, integridade.

Se atividade lúdica é uma atividade prazerosa através de jogos e brincadeiras...então...para brincar, talvez seja necessário um brinquedo.

Mas o que é um brinquedo?

Brinquedo é um termo usado para objetos como bola, boneca, carrinho.

Se com brinquedos construo brincadeiras... O que é mesmo brincadeiras?

Brincadeiras são atividades lúdicas que remetem à idéia de ação e movimento como as tradicionais brincadeiras de roda, de esconde-esconde, de casinha, sem a marcação de contexto ou tempo.

Se brincadeira não tem marcação de contexto ou tempo, como denomino o que tem?

Posso denominar de Jogos, que são atividades que têm objetivo, ritmo e regras que regem os próprios jogadores. Estão associados à competitividade, regras e processos sistematizados como os jogos de carta e de quadra.


O que ludicidade tem a ver com educação?


O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Caracterizando-se por ser espontâneo funcional e satisfatório.
Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida.

Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva.

São lúdicas as atividades que propiciem a vivência plena do aqui-agora, integrando a ação, o pensamento e o sentimento. Tais atividades podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que possibilite instaurar um estado de inteireza: uma dinâmica de integração grupal ou de sensibilização, um trabalho de recorte e colagem, uma das muitas expressões dos jogos dramáticos, exercícios de relaxamento e respiração, uma ciranda, movimentos expressivos, atividades rítmicas, entre outras tantas possibilidades.

Se o professor não aprende com prazer não poderá ensinar com prazer.

Assim a disciplina EL dá ênfase ao ensinar e sensibilizar o professor-aprendiz para que, através de atividades dinâmicas e desafiadoras, despertem no sujeito-aprendiz o gosto e a curiosidade pelo conhecimento.


Bibliografia

http://www.unifacsinterativa.edu.br/moodle/file.php/1023/aulas/ludicidade_aula1.html, acessado em 27/02/09 às 22h44min

http://www.partes.com.br/educacao/ludicidadenainfancia.asp, acessado em 27/02/09 às 23h03min

http://cucadaune.blogspot.com/2008_10_01_archive.html, acessado em 27/02/09 às 23h05min

http://blogdebrinquedo.com.br/wp-content/uploads/2008/06/enciclopedia-jogos-01.jpg, acessado em 27/02/09 às 23h47min

http://www.unifacsinterativa.edu.br/moodle/file.php/1023/Texto_Brincadeiras_de_Criancas.doc, acessado em 27/02/09 às 23h53min

http://www.unifacsinterativa.edu.br/moodle/file.php/1023/aulas/ludicidade_aula2.html, acessado em 27/02/09 às 23h54min

http://www.unifacsinterativa.edu.br/moodle/file.php/1023/aulas/ludicidade_aula3.html, acessado em 28/02/09 às 00h02min

http://www.unifacsinterativa.edu.br/moodle/file.php/1023/aulas/ludicidade_aula4.html, acessado em 28/02/09 às 00h08min

http://www.unifacsinterativa.edu.br/moodle/file.php/1023/aulas/ludicidade_aula5.html, acessado em 28/02/09 às 00h11min

http://www.dominiopublico.gov.br/download/som/me003116.mp3, acessado em 28/02/09 às 00h18min

http://www.dominiopublico.gov.br/download/som/me000880.mp3, acessado em 28/02/09 às 00h19min

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000745.wmv, acessado em 28/02/09 às 00h42min

0 comentários: